O grupinho do Jardim de Infância T.

quinta-feira, novembro 30, 2006

BRINCAR

O direito a brincar está inscrito na Declaração Universal da Carta dos Direitos da Criança.
Até aos 3anos, as crianças não distinguem verdadeiramente a brincadeira da realidade.
A partir dessa altura a criança começa a aperceber-se de que há diferenças significativas entre uma coisa e outra.
Apesar disso, a maior parte do seu tempo, senão todo, é passado a brincar.
O jogo assume um papel essencial!
Dele fazem parte os seus sentimentos, instintos e pensamentos.
Por isso devemos deixá-los brincar e brincar com eles.Muito!
Enquanto brincam desenvolvem-se, fisica e emocionalmente.
A partir dos 3 anos começam a brincar em conjunto, mas ainda são egocêntricos; por isso não há que estranhar se uma criança brincar sózinha no meio de um grupo de crianças.
Surgem também novos tipos de brincadeira:
- brincar aos pais e ás ^mães
- fazer de conta que é um animal
- fazer de conta que é um polícia ou um médico
Agora que já percebe a diferença entre "eu" e os "outros" troca conscientemente de personagem.
E assim vai crescendo...

PENSAMENTO:
"Um optimista pode ver uma luz onde ela não existe, mas porque terá o pessimista de correr logo a apagá-la?"
( Michel de Saint - Pierre )

O optimismi é uma necessidade vital!
Os optimistas possuem a força de tentar " ainda mais uma vez. "
O que diferencia o optimista do pessimista é a maneira como interpreta as experiências da vida.
Todas as pessoas passam por acontecimentos positivos e negativos. A diferença está na forma como uns e outros são vistos e explicados.
( Educar para o optimismo )

NOTÍCIAS DA SEMANA:
-recortámos e colámos diferentes tecidos
-construímos um painel com bonecas de papel, vestidas com tecidos
-brimcámos com o livro "os animais não se devem vestir"
-recebemos a visita de um enfermeiro e de uma enfermeira, os quais falaram sobre alimentação e higiene
-pintámos um pano de mesa com tintas para tecido
-construímos bonecos, barcos, árvores e animais com massa de moldar e depois pintámos com tinta
-recortámos letras de revistas para construir o nosso nome
-brincámos aos conjuntos com diferentes objectos
tocámos instrumentos musicais
-pintámos com pinceis e tintas, ao som de música de Natal

. O Miguel escreveu uma carta ao avô
. O João já consegue comer melhor